]> Tenti Dojo
Novo Dojo

Morihei Ueshiba e o Aikido

Morihei Ueshiba

Morihei Ueshiba, criador do Aikido

Segundo a definição do Sensei Walmir C. Miranda, "O Aikido é o movimento (Tai Sabaki) de um eixo centrado em um universo que se harmoniza com a energia celestial".

Ele surgiu com o nascimento de O-Sensei Morihei Ueshiba, em 14 de dezembro de 1883. De acordo com Morihei Ueshiba, "o AIKI nos permite harmonizar o Céu, a Terra e a Humanidade como um só".

Morihei Ueshiba viveu entre 1883 à 1969, estudando incansavelmente e treinou constantemente no intuíto de encontar o verdadeiro Budô. O-Sensei concluiu que o verdadeiro espírito do Budô não se encontra numa atmosfera competitiva e combativa, em que a força bruta domina e cujo o objetivo maior é chegar à vitória a qualquer preço. Mas sim, na busca da perfeição como ser humano, física e mentalmente, através de treinamento cumulativo com espírito gentil nas artes marciais. Analisando as artes marciais, O-Sensei chegou à conclusão de que não bastava um homem ser forte em combate para viver feliz e em paz. Então ele tentou fazer com que as técnicas de combate pudessem ser usadas como uma forma de encontrar o caminho, criando o Aikido.

O nome Aikido é composto por 3 palavras japonesas: AI, significando "harmonia", KI, significando "espírito" e DO, significando "caminho ou sistema". Dessa forma, Aikido é o caminho do espírito da harmonia. O objetivo do Aikido é fazer com que o ser humano respeite a natureza e seu semelhante. O Aikido ensina a tratar um ataque sem dar socos ou chutes. Isso não significa que não se pode socar ou chutar como parte da técnica. Porém, dentro do Aikido, o intuíto é redirecionar a força do ataque.

Valid XHTML 1.0 Strict